Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 2a49e-pms_00538895_0_-xs.jpg 

O concurso público da PM do Pará está as portas. Segundo o extrato de licitação, seis bancas ainda seguem na disputa para se tornar a organizadora do novo concurso PM PA, sendo elas: Cebraspe, Cetap, Consulplan, Fadesp, Iades e Instituto AOCP.

De acordo com as previsões e informações da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado do Pará, serão oferecidas 2.405 vagas efetivas para os cargos de Soldado e Oficial, sendo: 2.310 vagas para Soldado; e 95 vagas para Oficial Combatente.

O ideal é o candidato já estar estudando a médio e longo prazo. Porém, caso você não tenha feito isso, quero trazer algumas dicas de como tentar correr atrás do prejuízo.

1) Revise o edital anterior

É importante observar o edital anterior do concurso para ter uma base de quais disciplinas podem ser cobradas. 

A Prova de Conhecimentos é normalmente composta por cerca de 60 questões de múltipla escolha, valendo dois pontos cada. O conteúdo abordado de nível médio conta com:

Língua Portuguesa;
Matemática;
Atualidades;
Noções de Direito;
Legislação Institucional;
História;
Geografia.

2) Avalie seus conhecimentos em cada disciplina

A partir da análise das possíveis disciplinas, é importante avaliar seus conhecimentos em cada uma delas para entender em qual nível de conhecimento você está. Para tanto, recomendo que se faça questões das disciplinas, principalmente das provas anteriores. 

3) Monte um cronograma de estudos

Estudos requerem organização. Criar um cronograma de estudos é uma ideia excelente. Um cronograma nada mais é que uma tabela com datas, tempos e disciplinas a serem estudadas.
Entendendo que você tem pouco tempo até a prova, a partir da avaliação do tópico anterior, disponibilize tempo proporcional ao conhecimento das disciplinas. Por exemplo: Se você tem uma facilidade maior em Língua Portuguesa e dificuldade em Noções de Direito, procure organizar seu cronograma de modo que haja um tempo maior para essa última disciplina. E assim faça com cada uma conforme o grau de conhecimento.

4) Resolva Questões

Sim, não é novidade que um modo muito eficiente de tirar boas notas em provas é resolvendo questões. Além dos estudos teóricos, procure implementar resolução de questões em seu cronograma. Uma sugestão é separar um determinado dia da semana para resolução de questões.
Você pode baixar questões das bancas que atualmente estão em concorrência pelos sites das próprias bancas ou ainda através do site PCI Concursos.

5) Faça resumos e/ou mapas mentais

Dica importantíssima. Quando resumimos, melhoramos a absorção do conhecimento, pois delimitamos os conteúdos. Ao invés de ler e reler 20 páginas, por exemplo, podemos simplificar para 5 e ganhar tempo. 

Mapas mentais também são interessantes para memorização. Neste vídeo eu explico como fazer mapas mentais gratuitamente usando uma ferramenta do Google.

Quero lembrar que não é mágica, somente dicas para ajudar o concurseiro a tentar diminuir o prejuízo de tempo perdido. O certo mesmo é estudar a médio e longo prazo para fixação.

Espero sinceramente ter ajudado. Siga nossas redes sociais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]